quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

NERDS EXPLICAM: A INTERNET ESTÁ MUDANDO





A internet está mudando de um jeito que nunca antes na história deste planeta foi visto. Mesmo que a SOPA tenha azedado antes de ir a votação (para quem não conhece SOPA é uma instituição americana que elaborou lei antidemocráticas para controlar o conteúdo que as pessoas acessam
na internet), a temporada de caça por parte do FBI está aberta. Os compartilhadores de arquivos já estão se defendendo e se protegendo dos americanos. Muitos deles já estão inclusive fechando o acesso para os americanos.

Mas essas ações do FBI mostram que isto não é coisa momentânea, essas investigações não nasceram no momento que o SOPA/PIPA ficou famoso. Essas investigações são muito anteriores e me parece, que inclusive foram prejudicadas por toda a revolta em torno do SOPA.

O gatilho teve que ser disparado antes da hora, fechar o Megaupload foi só o inicio para um governo que quer acabar completamente com a quebra de direitos autorais, conceito muito mais aberto que a pirataria. Pode se caracterizar quebra de direito autoral caso você grave um vídeo com seus amigos e ao fundo tenha uma música tocando, se a gravadora detentora desta música resolver encrencar com você, meu amigo, você está fudido em maus lençóis.

De um modo geral está me parecendo que querem acabar com o compartilhamento de arquivo. Não estamos falando de compartilhar filmes e músicas, mas sim compartilhar qualquer arquivo. Se continuar assim, daqui a algum tempo não vamos poder hospedar um vídeo de nossos filhos gravado em FullHD com 7GB, porque não mais haverá Storages para isso. Todos fechados devido a falta de criatividade de inovar e nos convencer a não piratear.

Mas o que obviamente não contavam é que a nossa internet é feita por nós. Do mesmo modo que os Estados Unidos tem o poder de derrubar sites e bloquear acessos, este conhecimento não é apenas deles, viva os hackers!. O grupo Anonymous já mostrou o que é capaz com o FBI.com tango down e creio que não é nem metade do que podem fazer.

A jogada mais fucking genius! seria bloquear o acesso das próprias agências de tecnologia e inteligência dos Estado Unidos à internet. Isso mostraria com o que e quem se deve ou não mexer.

No momento que o FBI resolveu caçar os donos de sites, fechar sites, prender pessoas ligadas a internet, ele se sujeitou a ser caça. Mas nunca na história aconteceu algo parecido, no momento o FBI não tem nem ideia de quem o está caçando. O criminoso mais procurado da América agora é anônimo, a nação que está desafiando os Estados Unidos é não é do oriente médio ou muito menos uma ditadura, quem está agora contra o governo de Obama pode inclusive estar agora
trabalhando dentro da Casa Branca. Mas não se preocupe, Obama não corre risco de assassinato por um dos membros dessa organização desorganizada, pois uma das principais bandeiras defendidas é a não-violência.

Este grupo se chama Anonymous e se auto-intitula os 99%, pessoalmente não sei se são 99% mesmo, mas é bem próximo disso.

Alguns minutos após o fechamento do Megaupload, vários sites do governo americano, inclusive o do FBI, estavam fora do ar, obra deste grupo em retaliação a este ato. Prezado Obama, deixo aqui um recado, haja com moderação, pois por mais que seu exercito seja poderoso, ele só é eficaz quando sabe onde atirar. E não se esqueça, como diz o lema:

We are anonymous
Nós somos anônimos
We are legion
Nós somos uma legião
We do not forgive
Nós não perdoamos
We do not forget
Nós não esquecemos
Expect us
Espere por nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário