terça-feira, 29 de junho de 2010

ONDE VAI O HOMEM?


A TECNOLOGIA É MORALMENTE NEUTRA” isso significa no nosso entendimento que ela pode ser tanto usada para salvar milhões de vidas - remédios, curas - ou explodir todas essas vidas de uma só vez! – bomba nuclear. Observo as pesquisas cientificas como solução dos vários problemas da humanidade. No entanto tais pesquisas científicas muitas vezes esbarram em alguns dogmas morais existentes em nossa sociedade, e fazendo assim com que esses estudos sejam amaldiçoados pela sociedade de forma quase geral, principalmente se essas pesquisas afetarem a categoria social denominada Religião. Segundo W. Brian Arthur em reportagem da revista veja de maio de 2010 “o pensamento religioso, traduz na idéia que somos criaturas divinamente concebidas, tende a turvar a percepção de nossa condição natural que é miserável. Nas cavernas tudo era pior: o medo, a dor, a fome, a doença, o frio. A tecnologia nos tirou dessa miséria”. Assim antes de condenarem alguma pesquisa cientifica baseado em preceitos morais que você próprio descumpre diariamente e as vezes ate desconhece, busque conhece-las a fundo, par depois poder emitir uma opinião que você próprio construiu, não saia condenando os estudos científicos por puro senso comum ou por que a mídia se opõem a eles. Abra sua mente para as possibilidades que a ciência oferece. Não estou sugerindo que você abandone suas condutas éticas e morais, mais que essas sejam mais maleáveis e menos dogmáticas, e estejam sempre abertas a novos conceitos, novas realidades, para que assim possamos conhecer até onde o homem pode chegar.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De certo que a tecnologia é um ramo da ciência que se encontra em constante transformação e a serviço do homem, seja para sua ascensão em relação à outros seres, ou para sua destruição em um nível social. O texto acima dispõe como ramo da tecnologia apenas a Biotecnologia, e não é bem assim, pois tudo em um contexto de ciência pode ser tratado como tecnologia desde que haja inovação.
    Atualmente, a única restrição que as Igrejas fazem em relação à Biotecnologia é no que diz respeito aos estudos com células-tronco, no entanto, os próprios estudos ganharam novas vias e embriões, como anteriormente eram usados, não são o alvo principal para a aquisição dessas células. É importante salientar que a religião, sendo uma instituição social, se mantém neutra nas decisões tomadas pelo poder Legislativo e Judiciário e no desenvolvimento de pesquisas científicas, implicando dizer que, a tecnologia não é alvo principal dessa estrutura, mas sim tudo aquilo que põe em perigo a vida de seres humanos. A sociedade se mostra receptiva às inovações tecnológicas como um todo, prova disso, são os computadores, celulares, TVs, DVDs, Mps e muitos outros equipamentos que adentram o meio social e são tidos como febre entre a população, além do avanço da medicina para a cura de doenças tidas como incuráveis.
    Portanto, é lícito dizer que a tecnologia é moralmente neutra, pois o ser humano, desde que tenha condições, utiliza-se para alcançar melhores condições sociais, contudo é injusto restringir as dificuldades éticas e morais encontradas pela biotecnologia às instituições religiosas, bem como, afirmar que a sociedade ainda se mantém atrasada para receber as inovações científicas.

    ResponderExcluir